sexta-feira, 25 de novembro de 2016

"EM TODOS OS EPISÓDIOS QUE TE PAREÇAM CONTRÁRIOS(...)"

"Em todos os episódios que te pareçam contrários, guarda serenidade e paciência, porquanto dia virá no qual reconhecerás que todos os obstáculos que te impediram o acesso ao que mais desejavas e não tiveste, foram bênçãos de Deus para que hoje
usufruas as vantagens que tens."
("Jóia", Emmanuel/Francisco Cândido Xavier)

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

"QUANDO ESTIVERES EM DÚVIDA"

"Quando estiveres em dúvida, resolve pela atitude menos prejudicial ao próximo e a ti próprio.
Evita arriscar-te e arruinar outras pessoas.
Age em serenidade, certo de que o teu gesto repercutirá nas demais pessoas, de acordo com a emoção e o conteúdo de que se revista."
("Vida Feliz", Joanna de Ângelis/Divaldo Pereira Franco)

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

"A SERPENTE E O SÁBIO"


"– Contam as tradições populares da Índia que existia uma serpente venenosa em certo campo. Ninguém se aventurava a passar por lá, receando-lhe o assalto. Mas um santo homem, a serviço de Deus, buscou a região, mais confiado no Senhor que em si mesmo. A serpente o atacou, desrespeitosa. Ele dominou-a, porém, com o olhar sereno, e falou: – Minha irmã, é da lei que não façamos mal a ninguém. A víbora recolheu-se, envergonhada. Continuou o sábio o seu caminho e a serpente modificou-se completamente. Procurou os lugares habitados pelo homem, como desejosa de reparar os antigos crimes. Mostrou-se integralmente pacífica, mas, desde então, começaram a abusar dela. Quando lhe identificaram a submissão absoluta, homens, mulheres e crianças davam-lhe pedradas. A infeliz recolheu-se à toca, desalentada. Vivia aflita, medrosa, desanimada. Eis, porém, que o santo voltou pelo mesmo caminho e deliberou visitá-la.
Espantou-se, observando tamanha ruína.
A serpente contou-lhe, então, a história amargurada. Desejava ser boa, afável e carinhosa, mas as criaturas perseguiam-na e apedrejavam-na.
O sábio pensou, pensou e respondeu após ouvi-la:
– Mas, minha irmã, houve engano de tua parte. Aconselhei-te a não morderes ninguém, a não praticares o assassínio e a perseguição, mas não te disse que evitasses de assustar os maus.
Não ataques as criaturas de Deus, nossas irmãs no mesmo caminho da vida, mas defende a tua cooperação na obra do Senhor. Não mordas, nem firas, mas é preciso manter o perverso a distância, mostrando-lhe os teus dentes e emitindo os teus silvos."
("Os Mensageiros", André Luiz/Francisco Cândido Xavier)

terça-feira, 22 de novembro de 2016

"AS MISSÕES MAIS IMPORTANTES(...)"

"As missões mais importantes são confiadas somente àqueles que Deus julga capazes de as cumprir e incapazes de desfalecimento ou comprometimento. E enquanto que os mais dignos compõem o supremo conselho, sob as vistas de Deus, a chefes superiores é cometida a direção de turbilhões planetários, ê a outros conferida a de mundos especiais. Vêm, depois, pela ordem de adiantamento e subordinação hierárquica, as atribuições mais restritas dos prepostos ao progresso dos povos, à proteção das famílias e indivíduos, ao impulso de cada ramo de progresso, às diversas operações da Natureza até aos mais ínfimos pormenores da Criação. Neste vasto e harmônico conjunto há ocupações para todas as capacidades, aptidões e esforços; ocupações aceitas com júbilo, solicitadas com ardor, por serem um meio de adiantamento para os Espíritos que ao progresso aspiram."
("O Céu e o Inferno", Allan Kardec)

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

"NÃO É A FUNÇÃO(...)"

"Não é a função que dignifica o homem, mas este quem a enobrece."
("Episódios Diários", Joanna de Ângelis/Divaldo Pereira Franco)

domingo, 20 de novembro de 2016

"CADA UM DE NÓS(...)"

"Cada um de nós é um ser terno vivendo no Universo sem limites.
Pensa nisso, antes de qualquer predisposição ao desânimo ou desespero."
("Rumo Certo", Emmanuel/Francisco Cândido Xavier)

sábado, 19 de novembro de 2016

"EM NENHUMA OCASIÃO(...)"

"Em nenhuma ocasião, desprezar as ocupações de qualquer natureza, desde que nobres e úteis, conquanto humildes e anônimas."
("Conduta Espírita", André Luiz/ Waldo Vieira)

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

"O ESPIRITISMO(...)"

"O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele contemporâneo desse movimento. Surgiu na hora em que podia ser de utilidade, visto que também para ele os tempos são chegados. Se viera mais cedo, teria esbarrado em obstáculos insuperáveis; houvera inevitavelmente sucumbido, porque, satisfeitos com o que tinham, os homens ainda não sentiriam falta do que ele lhes traz. Hoje, nascido com as idéias que fermentam, encontra preparado o terreno para recebê-lo.
Os espíritos cansados da dúvida e da incerteza, horrorizados com o abismo que se lhes abre à frente, o acolhem como âncora de salvação e consolação suprema."

("A Génese", Allan Kardec)
(Cap. XVIII "São Chegados os Tempos")

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"UM DIA É VALIOSO PERÍODO DE TEMPO(...)"

"Um dia é valioso período de tempo, cheio de incidentes para
serem resolvidos e rico de oportunidade para elevação pessoal."


("Episódios Diários", Joanna de Ângelis/Divaldo Pereira Franco)

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

"APROVEITA CADA OPORTUNIDADE"(...)

"Aproveita cada oportunidade para agir de forma elevada.
Há quem espere extraordinários momentos e ocasiões especiais, que possivelmente não chegarão.
Não será o que faças, que te tornará grande e importante, porém
como faças cada coisa que te transformará em valioso.
A árvore gigante se origina em pequenina semente.
O Cosmo é resultado de partículas e moléculas invisíveis.
Torna-te grande nas pequeninas coisas, a fim de que não te
apequenes nas grandiosas."
("Vida Feliz", Joanna de Ângelis/Divaldo Pereira Franco)